Tutoriais




É muito simples para fazer:  prenda a primeira folha na guirlanda com a linha, dê um nó e vá prendendo as outras, uma a uma, sempre colocando a nova folha sobre a linha que prendeu a folha anterior. Quando chegar ao fim, arrume as folhas para esconder a linha que prende a última folha. No final, acrescentei galhinhos secos, bem finos, entre as folhas. Eu fiz só a frente da guirlanda, mas, se você quiser que ela fique mais volumosa, pode colocar as folhas também dos lados - acho melhor deixar a parte de trás livre, pra encostar na parede. Leia mais aqui.






Tarde de domingo de verão,  clima bom pra ficar no jardim. Que tal fazer um cordão de corações para enfeitar sua casa, seu cantinho, a casinha de bonecas da sua filha? E com o dia de São Valentim chegando, quando é comemorado o dia dos namorados em diversos países, é uma boa oportunidade de fazer  uma peça rápida, divertida e colorida. Vamos lá? Leia mais aqui.







Há algum tempo atrás estava olhando uma Marie Claire Idées e vi um coraçãozinho feito com uma trança de rolinhos de papel alumínio. Era decoração de Natal, e lembro que ficava pendurada numa porta de vidro. Achei que era uma ideia legal para fazer em casa, mas não necessariamente no Natal. Então, hoje fui procurar... e cadê? Se não salvo o link,  dificilmente encontro de novo. Claro que não salvei. Nem encontrei!
Mas, mesmo assim, fiz lembrando da foto. Quer fazer também? As crianças vão gostar de ajudar! Leia mais aqui. 





E quem não gosta de um brilho? Pelo menos em ocasiões festivas, ele vai muito bem. E o brilho é o foco neste quinto post sobre Ideias Simples para o fim do ano. Na foto acima, fita de gorgorão, contas facetadas marrom transparente e fio de nylon é tudo  que precisa pra enfeitar esta caixa branca. Passei o fio de nylon  transparente pelos buraquinhos das contas usadas em bijuteria e coloquei no cruzamento das fitas. Leia mais aqui.







Um moranguinho fechando uma caixa de presente! E feito de croché! Eu ganhei este da  Ana Menina, há alguns anos,  junto com as cerejinhas e berinjelas das fotos abaixo. O trabalho dela é lindo, delicado, e casou com perfeição com a fita de camurça preta para fechar uma caixinha de presente. Com as cerejas, coloquei fita de camurça vermelha. E com as berinjelas, cordões de algodão  em dois tons: roxo e lilás. Leia mais aqui.







Tudo aqui é presente! Independente do que for colocado dentro deste pacote, para uma costureira a embalagem também é presente: no lugar do papel, tecido com estampa do ofício; em vez de fita, cordão de algodão; fazendo as vezes de laço, saquinho transparente com quatro retrozes de linha colorida.  Gostou? Veja mais aqui.










Que tal personalizar as embalagens de presente com uma etiqueta com o nome da pessoa que vai receber?Mais ideias simples e baratinhas para o fim do ano - mas, claro, como são quase todas atemporais, podem ser usadas nos presentes de aniversário ou qualquer pacote especial em qualquer mês do ano. 

Sabe aqueles pacotinhos de letras de e.v.a, que têm nas lojas de 1,99? Geralmente no setor de festas?  Pois hoje elas são as estrelas! Nem precisa passo-a-passo, mas tenho a foto do material e digo como fiz. O material é este: letrinhas de e.v.a, papelão ou papel grosso de embalagem, fitinhas e cordões, cola, furador. E tesoura de picote, se você tiver - aquelas coloridas, que também se encontra nas lojas populares - não cortam muito bem o papelão, mas se o papel não for tão grosso, podem ser usadas. Leia mais aqui.





Como disse no último post, vou fazer uma série mostrando ideias simples para o final de ano - mas algumas podem ser usadas sempre. É o caso de hoje. Geralmente  usamos velas na decoração de Natal e ano novo, mas também podemos acendê-las  em qualquer outro dia. Um encontro romântico, um clima tranquilo, um banho de banheira - ou até mesmo de piscina. As velas sempre são bem-vindas. E  mostro aqui maneiras  muito fáceis, baratas e de grande efeito de porta-velas. É o legítimo  use what you have,  expressão muito conhecida no mundo craft e de decoração. Leia mais aqui.






Hoje Corações para comer! Quem me acompanha, já sabe que eu prefiro manter uma distância da cozinha. Mas, como uma das filhas que dominam o fogão está aqui em casa, vamos aproveitar, né? Quando ela me disse que viria passar uns dias comigo, já avisou que traria forminhas pra fazer biscoitinhos de canela. Oba!

Então hoje, quando ela pegou os ingredientes para os biscoitos, perguntei se tinha formas de coração. E tinha, duas! Então, vamos lá! Enquanto eu costurava a peça com o coração, ela fez as bolachinhas. Quer a receita? Leia mais aqui.







Aprenda a fazer um coaster em formato de coração! Ideal para estes dias de frio com uma caneca de chocolate quente ou um chá quentinho. Leia mais aqui.




Estou numa maratona costurando, costurando, costurando presentes para a família, amigos e vizinhos, que esqueci de arrumar a casa para o Natal! O pinheirinho mesmo, só vai ficar pronto na hora, mas queria pôr alguma coisa que lembrasse a época festiva. Minha ideia era fazer hoje ao menos uma guirlanda para o portão - geralmente faço com galhos de poda das árvores aqui de casa. Mas daí lembrei que minha filha tinha trazido guirlandas de cipó, quando foi visitar minha cunhada no sítio. Pensei: então, vou pegar o tal cipó, que estava enrolado em forma de guirlanda, e colocar algum enfeite. Leia mais aqui.