segunda-feira, outubro 15, 2007

Reciclando tecidos e papel

Guardei para postar hoje, no Blog Action Day, uma das minhas novas paixões, as etiquetas feitas reutilizando papel e papelão, pedacinhos de tecidos, fitas, botões, rendas e praticamente tudo que pode ser usado em patchwork e scrapbook. O gosto pelas tags foi crescendo aos poucos, ao ver tantas coisas lindas no flickr, como estas, estas, estas, estas para o Natal - restos de tecido? cartões antigos? botões? formas de bichinhos? de vestidinho? de agradecimento? boas-vindas? com nome? São infinitas as possibilidades!!

E o uso? Bom, eu envio junto com as encomendas, presentes, trocas... Dá só pra enfeitar o pacote, dá pra escrever um recadinho atrás, dá pra elas próprias serem o presente. Em casa, na organização do material de trabalho, também são muito úteis e práticas. As primeiras que fiz foram estas, reutilizando papel de caixas de perfume, de lâmpadas elétricas, o papel que vem dentro da embalagem de camisas, caixas de chá, de filtro de papel...



Me encantei com as possibilidades, e fui atrás de equipamentos para fazê-las. Furadores, ilhós, estilete, cola...


PASSO A PASSO

Material:

embalagens de papel grosso
cola branca e pincel ou cola em bastão
retalhos de tecidos, fitas e afins
tesoura ou cortador rotativo, base de corte e régua
furador
pregador de ilhós- opcional



Como fazer:

Cortar o papel grosso na medida desejada, passar cola em bastão ou cola branca com pincel, esparramando bem.




colar o pedacinho de tecido e pressionar com firmeza, para o tecido ficar bem esticado



ir colando os outros retalhos até completar o tamanho do papel


colar uma fita fininha pra tapar as emendas dos tecidos



cortar os excessos do tecido



furar no centro para colocar a fita ou cordão

colocar o ilhós



e está pronta!!

Fácil? Claro que é fácil!!!



Com a mesma técnica dá pra fazer cartões, marcadores de livros e o que mais sua imaginação mandar. Simples, fácil, rápido e de bom efeito. E então, vamos fazer? Depois me conta!!!

28 comentários:

Vera disse...

Que ideia simples e divertida! obrigada pelas instruções

Anônimo disse...

Lindas como tudo que vc faz! E uma ótima oportunidade de reciclagem. Parabéns.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Elô Bueno disse...

adorei, Beti!!!!
Quero um furador...
beijoss

Beti Copetti disse...

Obrigada, meninas!!!
Brikebrok (Teu nome não sei!)Quem faz aquelas coisas lindas que vi lá teu blog não precisa destas instruções, né? Mas obrigada, amiga, pela visita e pelo comentário!!!
Estef, eu tirei, mas parece que quis excluir alguma coisa de que não gostei!!! hehe
Elô, a gente só aumenta o número de ítens indispensáveis na vida!!!ai!

Unknown disse...

Beti já é fim do dia, mas só agora consegui chegar até aqui! adorei o teu post - prático e com tutorial (que eu amo). vamos continuar a nos preocupar e inventar formas de, pelo menos, não piorar mais nosso pobre planeta!

Beti Copetti disse...

Ceres, meu computador resolveu fazer greve hoje e eu não consegui visitar quase ninguém. Mas vou... noite adentro!!
bj

Vera disse...

Obrigada pela visita e vou voltar sim porque gosto sempre de aprender coisas novas !
beijos, Vera

Viviane Ruivo disse...

Nossa, adorei a aula!
Mesmo pq, como vc, através do Flickr comecei a me apaixonar pelas famosas TAGs
Vou fazer, só quero encontrar um pregador de ilhós como o seu.
Bjinhos e muito obrigada por compartilhar :)

Beti Copetti disse...

Obrigada, Vera!

Vivi, obrigada!! Meu pregador de ilhós é uma daquelas maravilhas chinesas encontradas nas lojinhas populares. Mas quando se faz só com papel eles não são necessários. Mas o furinho no tecido não fica perfeito, então o ilhós serve como acabamento.

Li de Liége disse...

Beti,não gosto da expressão minha ídola!!! mas vc merece!!! GOSTEI de MAISSSS e vou fazer, posso?
bjuss
liége

Beti Copetti disse...

hahaha!!! que gracinha, Li!!! Claro que pode fazer! E mostra também, porque sempre cada uma dá seu toque e acaba ficando diferente, com as características de quem fez!!!bj!!

Natália Maria disse...

Olá.
Gostei da ideia.
Vou experimentar.

Bordados da Léa disse...

mais que demais essa dica!! adorei.

Unknown disse...

Parabéns pelo seu trabalho.
Tudo muito lindo!!
Vim ver em especial as tags.
Vou tentar fazer algumas para colocar nos presentes de natal.
Voltarei sempre para admirar as belezas que você faz.
Sucesso!!!
Vanda

Beti Copetti disse...

Natália, Lea, Vanda- obrigadassssss

Anônimo disse...

Querida Beti, postei esta Tag no meu flicker e como faço e já estou a me policiar por causa disto, ñ havia colocado o endereço e colegas nossas me avisaram so endereço, ñ fiques triste por ñ ter colocado antes, já estou a me corrigir, e antes que as coisas tomem outro lado, quero exclarecer contigo. Bjs e até +++
meu flickr - http://www.flickr.com/photos/feltroarte/page2/

Orquídea disse...

Parabéns pela ideia! Que coisas tão mimosas!! Vou tentar fazer por cá também ;-)

Continue como o trabalho assim... lindo e ecologico.

Beijo

Anônimo disse...

Oi Beti!
Achei muuuito fofas estas tags!!
Linda, linda!!
Vou tentar fazer, tenho muuuitos retalhos e badulaques...rsrsrrs e qual arteira não tem???
Parabéns e obrigada por nos ensinar!
Bjocas e tenha uma ótima semana!
Dani

Clau Atelier disse...

Beti, olá!
Adorei a dica, apesar de ser bem antiga a postagem.
Beijos e boa semana

Unknown disse...

Oi Bete, entrei hoje pela primeira vez no seu blog, atraves do de uma amiga, Divania, e amei. Faz um tempão que estou aqui atenta a tudo. Adorei seu trabalho, é maravilhoso e adorei voce tambem, super simpatica e generosa, ensinando tantas coisas lindas, compartilhando toda essa sabedoria.
Parabens e muito obrigada. Deus abençoe esse seu trabalho maravilhoso.
Um grande beijo
Eliana

Pequenos Gestos disse...

Oi Bete, já estive várias vezes aqui, sempre namoro o que vc cria, e aproveitando a sua idéia das tags, criei algumas bolsinhas p/ celular aproveitando cxs. de sabonetes. Veja em meu blog, vou adorar receber sua visita. Beijos...

Petit Artiste disse...

Oi Beti. Eu sou Beatriz, do blog http://petitartiste.blogspot.com. Navega aqui e ali atrás da paixao por patchwork cheguei no seu blog, cujo nome eu já tinha visto no blog da Vanessa e no flickr. Parabens pelo post sobre as tags. Eu guardo quase todas aquelas etiquetas que vem com roupas pensando em depois revesti-las e usar em scrapbook e seu passo-a-passo foi altamente inspirador. Parabens pela criatividade. Beatriz

elis disse...

Oi Beti...Fiz alguns, tudo bem que não ficaram muito bons mais eu chego la!!!
Muito obrigado pelas dicas!!!

FELTRO POR MIM disse...

Olá Beti! Sou do Feltro por Mim - Claudia Saldanha. Gostei muito desta sugestão, e vi o quanto eu perdi jogando fora inúmeras etiquetas, embalagens legais. Obrigada por compartilhar.

Rosângela Oliveira disse...

Ótimas dicas...
Obrigada...
Beijos

Etta Carinae disse...

Oi Beti! Vc usou um aplicador de ilhos tipo alicate, mas me conta como vc fez o furo? Beijo...

Beti Copetti disse...

Thaís, usei o furador que aparece na foto onde diz:"furar no centro para colocar a fita ou cordão". Mas também pode usar aqueles furadores de escritório.