segunda-feira, novembro 27, 2017

Babyquilt em branco e cor de cinza


Uma combinação de cores que nunca enjoa, cinza e branco foi a escolha dos pais  para o quarto do bebê Gabriel. O quarto vai ser dividido com seu irmãozinho Guga, por isso o babyquilt obedeceu ao mesmo padrão de patchwork. O do Guga está aqui.


O efeito é o mesmo - um zig-zag ou chevron - usando tecidos nestas duas cores.
Mas as estampas e a maneira de fazer são diferentes.  Se no anterior o quilt foi composto por triângulos que se juntavam para fazer o zig-zag, neste a composição foi de união de dois retângulos, para juntar aos outros retângulos e montar o chevron.  Olhando  de perto as fotos acima e abaixo, é possível ver como foi feito. E comparando com as fotos do outro post, fica mais fácil entender.


É uma técnica mais usada para fazer uma "escada" ou ladder,  mas como decidi fazer no sentido  zig-zag, me deu um pouco mais de trabalho. Principalmente porque escolhi estampas com "sentido". Não poderia simplesmente cortar retângulos iguais no sentido da estampa. Alguns precisam ser cortados na horizontal e outros na vertical. Não, não me dei conta disto na hora de escolher os tecidos.😕 Mas a gente aprende, né? Sempre!


Na parte de trás, que também pode ser usada,  apenas faixas em vermelho e branco. Com uma concessão para esta gracinha de estampa com soldadinhos. Lindinha, né?


E, para terminar, uma almofadinha com o nome do bebê, nos mesmos tons. Aqui, o chevron da estampa do tecido foi cortado exatamente  num mesmo sentido, para ficar com o efeito de listras diagonais.




Nenhum comentário: