sexta-feira, novembro 09, 2007

Como fazer

Quando eu vi pela primeira vez este saquinho na internet, não sabia exatamente pra que fim a pessoa tinha feito. Mas descobri que são muitos os usos. Desde grandões, mais simples, pra colocar a roupa pra lavanderia, até pequeninhos, delicados, pra guardar coisas preciosas. Achei muito gracioso e comecei a fazer para acompanhar, como um presentinho, as encomendas que recebia. Agora com a proximidade do Natal, são um bom presente - ou uma embalagem para.

Aqui, enfim, o passo a passo para o saquinho. Vocês vão ver que é rápido. Usei apenas dois tecidos. Mas o forro pode ter uma estampa diferente. Este é um modelo básico.

Material

tecido vermelho, tecido xadrêz vermelho e branco, viés com outro tamanho de xadrêz, fita mimosa vermelha e contas vermelhas.


Corte um pedaço do tecido vermelho com 44cm de comprimento e 17 de largura.
Um pedaço do tecido vermelho com 35cm de comprimento por 17 de largura.
Dois pedaços do tecido xadrêz de 6cm de comprimento por 17 de largura.


Costure os dois pedaços do xadrêz nas pontas do pedaço menor do tecido vermelho.
Costure o pedaço maior do tecido vermelho nas laterais, formando um saquinho de 22cm de comprimento.

Meça 2cm de cada lateral e coloque a ponta do viés. Alinhave ou prenda com alfinetes.
Faça isto nas duas emendas do tecido vermelho com o xadrêz.
Costure, então, pelo avesso, as laterais deste novo saquinho.
Coloque, dentro dele, o saquinho vermelho, sem desvirar a costura. Deste modo, o saquinho de fora fica com a costura pra dentro e o saquinho de dentro fique com a costura pra fora.
Dobre as pont do saquinho para dentro, e costure por cima, podendo deixar uma pequena borda do saquinho interior aparecer, para ficar como arremate.



Com uma agulha de cabeça larga (esta é usada pra tapeçaria) passe a fita mimosa por dentro do viés. Repita a operação, com as pontas da fita ficando do outro lado.
Passe a fita pela conta e dê um nó na ponta, pra não escapar.

Está pronto. Se fizer, me conta!!! Bom trabalho!


Gostou? Agora você pode ir para o post mais recente pra ver as novidades! Clique aqui.

39 comentários:

Unknown disse...

eu adoro tutoriais e este ficou suu]per bom Beti! vou fazer um e depois mando foto pra ti ;)

P. disse...

Ai, este também é uma beleza.

Li de Liége disse...

Faço um pouco diferente... Vou fazer um tutorial mas sucinto que o outro e daeh te mostro... bjusss
liége

o teu ta ótimo

Viviam Mendes disse...

muito lindo adorei, parabens

Pri Diniz disse...

Se na parte de baixo do saquinho vc cortar e colocar uma tira dessas deplástico grosso e transparente fica ótimo pra guardar sapatos, pra levar na mala de viagens e até pra não deixar pegar pó!!! Tenho vários cortados já com esse plástico... só falta costurar!!!
Amei o tutorial!!!

Beijos e uma semana linda pra vc!

Rucas disse...

Muito giro, eu costumava em ves de coser o viés fazer 2 costuras e passava o cordão no meio, mas a verdade é que as pontas ficavam um bocado mal rematadas e desistia sempre. Este está bom. Quando eu fizer eu te mostro.
Jinhos
Rucas

Elô Bueno disse...

Adorei, ce tá expert em tutorial! Parabéns, Beti! E eu to atrasada com meu blog...loguinho atualizo, com o seu pedido pra mim!
beijo

Beti Copetti disse...

Oi visitas!!! Depois de alguns dias se internet, fiquei feliz em encontrar vocês por aqui!!!

Unknown disse...

O saquinho é lindo, vou fazer um para levar o lanchinho da filhota para a escola.
Beijinhos
Sónia

Heleen disse...

You're a good teacher! nice little bags you make.

Daisy disse...

Suas artes são lindas.
Eu adoro o seu passo a passo,é bem ilustrado,obrigada.

zabrina disse...

Excelente tutorial!! Amei!

Beti Copetti disse...

Oi pessoal! Fico feliz com as visitas e os comentários!
Thank you, Heleen!

Pra Gente Miúda disse...

Oi querida!!! vim retribuir seu cometario... e simplesmente amei tudo por aqui!!!

Demais... visitei o seu flickr tb... me amarrei nas troquinhas? como se faz pra participar?

Queria saber se poderia mostrar seu passo a passo do saquinho no blog, já que estou sempre colocando novidades de natal lá... se puder me avise...

super beijinhos e parabens mais uma vez,,,

Drica Menezes disse...

olá conheci teu blog agora e estou amando! parabens teus trabalhos sao lindos! adorei este passo a passo, bjao! :)

Anônimo disse...

que legal!!!! achei que era mais difícil!!! posso mesmo fazer um??? obrigada por compartilhar, hj em dia está cada vez mais difícil atitudes como esta.
Se precisar de mim para algo, é só falar! bj

Anônimo disse...

Você é muito querida. Há tempos venho procurado pap sobre saquinhos de patchwork. Obrigada pelas dicas. Aproveito pra te pedir, se caso tu tenhas pap sobre porta agulhas tipo abóbora, podes ensinar-me. Ainda não tenho blog . Meu e-mail: tanians@terra.com.br. Sou neta de gaúcho e moro em Atibaia/SP. Beijinhos.

Cidinha disse...

Amei os pap e com certeza vou fazê-los...tomara que fiquem lindos como os seus. Assim que estiverem prontos, eu te digo. Minhas latinhas vão ficar ótimas dentro deles.

com carinho

Fernanda Sâmia disse...

Oi Beti, faz alguns dias que estou passeando pelo seu blog. Adorei tudoooo!!! Parabéns pelo trabalho. Hoje resolvi fazer o saquinho. Ficou ótimo. O tutorial é muito bem explicado.
Com carinho

Fernanda Sâmia disse...

Ahh... esqueci de dizer que vou postar a foto do meu saquinho no meu blog: www.amnesiaacessorios.blogspot.com

Estou começando mas ja tem alguma coisa.
Até mais...

Beti Copetti disse...

Obrigada, meninas!
Se vocês mandarem fotos dos saquinhos que fizeram, posso mostrar aqui no blog. Vai ser bem interessante ver como cada uma fez!

Lanica disse...

Olá, adorei seu trabalho parabéns, acho que vou tentar fazer muito obrigada por ajudar aos que temos pouca experiencia nessa tecnica.
abrços

Maria Amélia disse...

Super fofos esses saquinhos!!! Adorei seu site, seu estilo. Obrigada por compartilhar. Vou tentar fazer o saquinho. bjs

Beti Copetti disse...

;-)

Maria Amélia disse...

Oi Beti, fiz o saquinho e ficou muito fofo. Adorei o acabamento com todas as costuras embutidas. Mesmo tendo feito o corpo do saquinho com TNT ele não perdeu o charme. Se quizer conferir passa no meu blog para ver.
bjs e valeu mesmo!!!
mamélia

Patrícia disse...

Fiz alguns saquinhos para presentear as professoras da minha filhota agora na páscoa, eles foram recheados com bombons. As professoras ficaram encantadas e o mérito é todo seu. Parabéns pelo blog e muuuuuito obrigada pela dicas.

Claudia Patchwork disse...

Sempre que encontro alguma coisa interessante na net,gosto de passar a diante. Em nenhum momento disse que o pap era de minha autoria. Faço muita pesquisa e sei que quem passa pelo meu blog certamente deve passar pelo seu tb, porque são pessoas que procuram as mesmas coisas. Acho que devo desculpas pela omissão da autoria do pap, as vezes coloco, as vezes não. Não acho tão importante sendo a internet um veículo de livre navegação.
De qualquer forma, quando passear por aqui e encontrar alguma coisa interessante, não vou me esquecer
de dizer de onde tirei.

Dafne disse...

OI!!!
Adorei essa dica, até já fiz ficou uma graça... Vou fazer uma agora em tamanho maior.

Anônimo disse...

Olá! Achei o saquinho lindo!
Preciso de 80 unidades, vc faz?
Poderia me passar um orçamento?
Obrigada
Adriana (adriana@lille.com.br)

Regina disse...

amiga,
parabéns por compartilhar o que sabe, que Deus a abençoe muito!!
Assim que eu puder comprar uma máquina de costura irei fazer esses saquinho e te falarei como ficou!!
Que sua semana seje de muitas bençãos!!!
Bjks :)

Calma que estou com pressa! disse...

oi beti - faz tempo que a gente não se encontra hein amiga! adorei a tua dica com estes sauinhos - paradar de presentes - quem não gosta de receber com esta linda embalagem
parabéns e obrigada por reapartir com a gente
bjs

Valéria - PatchPira disse...

Gracinha esse saquinho!
Fiz ontem a noite, fica lindo! Fácil e prático, um belo presente!
Adorei!
Obrigada por compartilhar!
Um beijo pra vc!
Valéria - PatchPira

Unknown disse...

Oi Betti! Amei!!!!!!Obrigada por compartilhar!!
Bjossss

Unknown disse...

Oi Betti! Amei!!!!!!Obrigada por compartilhar!!
Bjossss

♥ Carine Calé ♥ disse...

Oi Querida,

Vi lá no blog da Quiane e adorei seu pap, obrigada!!!

Beijinhosss
Carine

Ivonete disse...

Olá Beti! Fiquei aqui navegando esqueci do tempo...Quanta coisa linda ! me deliciei , me emocionei enfim ...Amei o seu blog , e já vou segui-la , quando quizer me fazer uma visita as portas estão abertas.
Beijocas!!!

Lígia disse...

Que show seu blog, amei!!!
Com certeza farei este saquinho, uma graça!
Parabéns...

Bjks

Lígia

Karen Kessler disse...

Hoje postei o primeiro saquinho que fiz e aproveitei para linkar seu pap. ok?

http://bykarenkessler.blogspot.com/2011/11/eu-que-fiz-saquinho-de-tecido.html


Beijos,

karen

Pinguinho de Arte (Janice) disse...

Beti,estou aqui para te agradecer,porque sem saber,você me ajudou a fazer crescer ,dentro de mim,uma paixão que eu não sabia que existia - ARTE com TECIDOS. Tudo começou há 4 anos,quando eu comprei minha primeira mini máquina de costura,não sabia nem pra que lado a linha costurava,e quis fazer este saquinho ão lindo que encontrei aqui.
Menina,voc~e não sabe o que eu passei,quantos tecidos eu joguei fora,quantas lágrimas derramei para...NÃO conseguir fazer o tal saquinho,rs! Impossível,eu não entendia nada de costura e muito menos de máquina de costura e já queria sair fazendo este saquinho?!
Por melhor que você tenha explicado no teu tutorial,não saia nada das minhas mãos,ainda tão imaturas.Mas eu não desisti,passaram-se 3 meses e,finalmente consegui!Você não faz ideia de como ficou (para falar a verdade,nem eu quero me lembrar muito deste detalhe),mas para mim,naquela época,o que importava era conseguir fazer o tal saquinho vermelho que encontrei no Casa al Mare.Devo este agradecimento a você,pois hoje,graças ao "saquinho vermelho",consegui alcançar quase todos os meus objetivos no tocante aos tecidos.Ainda tenho muito que aprender,mas pelo menos o "saquinho vermelho",faço com perfeição,assim como você faz todos os teus lindos trabalhos.
Muito obrigada!
Beijos e até mais!