sexta-feira, janeiro 11, 2008

Dollquilt


Durante muito tempo vi, no flickr, lindos quilts com vários modelos e cores e que, pela complexidade do trabalho, não dava pra ter idéia do tamanho. Um dia me dei conta de que eram "dollquilts", ou seja, lindas colchas feitas para as caminhas das bonecas!!! E como eu ainda não havia feito?

Bom, não tem mais criança aqui em casa, mas minha irmã tem uma netinha. Então, mãos à obra: vamos fazer um quilt para as bonecas da Isabela.

Escolhi a cor que acho mais vibrante, alegre, entre os tecidos das minhas caixas. Laranja é perfeito pra brincadeira! O presente foi entregue no Natal.

Mas, agora, brincar de boneca não é mais atividade só infantil. No flickr há centenas? milhares? de fotos com a Blythe, boneca pra lá de esquisita pra meu gosto, pois tem um cabeção e dois olhos enormes. Mas caiu nas graças da mulherada, e cada vez mais bonecas destas aparecem fotografadas em várias poses e com roupas, acessórios diferentes a cada dia. Procure no Google, e veja a quantidade de sites destas bonecas.

Eu, como brinquei de boneca até os 12, 13 anos, e troquei muita fralda dos filhos, não tenho mais interesse em brincar de bonecas. Mas não é que agora estou fazendo um quilt para uma destas blythes? Não é minha, mas ainda assim...

19 comentários:

Elô Bueno disse...

Beti, eu tô fazendo uma caminha de madeira pra filha de verdade da Su...quer dizer, pra alguma boneca dela, né? Agora me fala: acha que a Su não vai roubar a caminha pra dar pra filhinha mais nova dela???? rssss
Se quiser fazer um quilt pra ela, me fala a cor, pra eu pintar a caminha de acordo!!!!! beijo

(escrevi tudo isso aqui, porque a danada da Su esquece que a gente tem blog, sabe...=/ )
beijo!

Beti Copetti disse...

Ah, é surpresa? Vamos combinar, então.

Unknown disse...

Beti eu também tô impressionada como todas as amigas flickr estão comprando esta boneca! e com a quantidade de acessórios e artesãs especializadas em roupas pra elas que vão aparecendo! coisas da globalização que a internet proporciona ... agora, enquanto escrevia, vi que tens uma corticeira! quero muito uma - este ano vou plantar bem no meio do meu jardinzinho!!!!!!!! bjs

Beti Copetti disse...

Oi Ceres!!!!
Apareceu! Olha, vou todos os dias lá no teu blog, e nada de atualização! E isto que tem aquele anjo divino maravilhoso esperando aparecer!
É linda minha corticeira! Ainda está pequena, mas é fabulosa quando floresce!

bordados & bordados disse...

Oi Beti, Feliz ano Novo pra vc e toda sua familia. Sempre fico encantada com os seus trabalhos, parabens!

Beijinhos

Elô Bueno disse...

O que é corticeira?
Ceres, coloca o anjo, é muito lindo!!!!
Beti, podemos fazer surpresa, o que acha? Eu ando me divertindo de longe com essa coisa da boneca! Acredita que a da Su vem passar uns tempos comigo? hahahahaaha! Calma, não pirei, mas pra fazer alguma coisa praquela minuscula vestir, só tendo ela aqui mesmo! Mas acha que vou perder a oportunidade de me divertir?
Vai ver as fotos das férias da Nina na casa da Dinda,,,,rssssss
beijo

Ah, o doce de abóbora como prêmio? Acho que ele não chega aí prestando...escolhe outra coisa...

Drica Menezes disse...

agora me senti normal, hehehehhe...vc tbn nao gosta desta Blythes? eu acho ela mto cabeçuda e aqueles dois olhões me assustam, heheheheh.... mas o povo gosta né....heheheh....eu adorei o teu trabalho, aliás vc já sabe que eu adoro todos os teus trabalhos.... lá no flickr to sempre elogiando....vc nao dá cursos d patchwork??? estou procurando alguem q ensine, acho tao lindo!!! bjão! :D

Mari disse...

Oi Beti! Adorei a mini colcha =) tem jeito de estar fofinha e gostosa.

Deixa eu perguntar uma coisa. Tem diferença entre quilt e patchwork? A diferença é na técnica ou na produção?

Um lindo fim de semana!
Abraços :)

Beti Copetti disse...

Neide, obrigada! Um grand ano para todas nós!!

Elô, corticeira é uma árvore que dá estas flores laranjas na foto aqui ao lado, acima dos links.

Drica, acho as blythes muito esquisitas com aquele cabeção, mas é fato que está encantando muita gente! Muito obrigada pelos eligios constantes!!! Mas moro em Xangri-Lá... Em Porto Alegre tem muitos cursos e no Mundo do artesanato mesmo já vi cartazinho anunciando.

Mari, muito obrigada!! É assim: patchwork é trabalho feito com retalhos. Do inglês patch= pedaço, retalho e work=trabalho.
E o quilt é o acolchamento feito unindo dois tecidos com uma fibra entre eles. Pode ser feito à mão ou à máquina.
Por extensão, também é chamada de quilt uma colcha ou coberta em que tenha sido usada esta técnica.

P. disse...

Ai, que lindo. Este blog é uma inspiração infinita.

Drica Menezes disse...

obrigada pela visita em meu blog, eu tbm nao moro em porto alegre, moro em sao leopoldo e meus pais em imbé, então agora na epoca d férias do trabalho fico mais tempo na praia...talvez acabe indo morar na praia tbm...ando cansada da vida por aqui, mta gente....hehehehe.
vc comentou la no craft room q tem lojas na Venancio Aires q vendem tecidos importados... não sabia.....estou louca a procura d tecidos com aquelas estampas lindas q vejo no flickr....se vc tiver alguma dica d loja por lá, agradeço! vou procurar nesta rua...mto obrigada e um otimo final d semana pra vc! bjao! :D

Beti Copetti disse...

Obrigada, Paula! Sempre tão gentil!!!

Drica, tem duas lojas na Venâncio : Arte Costura - www.artecostura.com.br
e Pra Você, mais adiante, após a João Pessoa. Nas duas têm tecidos lindos.

betharte disse...

Oi beti,
Eu adoro patchwork, acho um trabalho delicadíssimo. Seu blog é muito bom.
Abraços
Beth

betharte disse...

Oi Beti,
Seu estado é lindo D+ e as estradas a que me referi são a BR 116 (em São Paulo)e a Br 101 entre Torres e praias Sul Catarinenses.
Vou postar fotos da minha viagem no meu site www.betharte.com. E o RS estará nele sem dúvida por que eu AAAMMMEEIII passar por aí.
Beijos
Beth

betharte disse...

Oi Beti,
Lindo o esforço de salvar uma praça...uma cidade...e por que não um país.
Beijos
Beth

Fern disse...

Eu adorava costurar roupinhas para as minhas bonecas, ainda não fiz isso para a minha filha, mas já fiz uma colcha e lençois para uma caminha. Algo bem mais simples do que esse lindíssimo quilt, Beti! Mas é uma idéia...
Boa semana!

Beertje Zonn disse...

Lovely Dollquilt
Kind regards

Sonnja from the Netherlands
Beertje Zonn

Beti Copetti disse...

Obrigada pela visita, meninas!!!
Hello Sonnja!!

APO (Bem-Trapilho) disse...

lindo lindo lindo! amei! :)))
bjinhos e boa semana!