quinta-feira, abril 24, 2008

A goiaba e os passarinhos

Hoje o post não é sobre o meu trabalho, mas sobre o trabalho dos passarinhos. Primeiro, uma historinha curta.

Quando viemos morar aqui na praia, o nosso terreno e os terrenos ao redor tinham a vegetação composta por capim. Apenas capim. E areia.

Como aqui sopra um vento forte vindo do mar - chamado de nordestão - nada que plantávamos conseguia vingar. Depois de muitos anos e muuuuuitas tentativas de transformar aquela desolação em jardim, conseguimos fazer as plantas rasteiras, arbustos e árvores cresceram, umas se apoiando na proteção das outras.

Agora já temos pitangas, bananas, nêsperas, amoras, framboesas, araçás colhidos diretos do pé. Mas tem que colher rápido, porque os passarinhos, que chegaram com o crescimento das árvores, têm certeza que a comida é para eles.

Foi o que aconteceu com a primeira goiaba a amadurecer. A goabeira levou alguns anos crescendo, e durante todo o verão cuidamos das DUAS frutinhas que cresciam. Sim, só duas. Até que na semana passada vi que uma delas estava quase madura. Poderia ser colhida no dia seguinte. Fotografei já no final da tarde.

Na manhã seguinte fui colher a primeira goiaba. Quem tinha chegado antes?

Pra me precaver, colhi a outra ainda verde, deixei amadurecendo dentro de casa!!!




Posted by Picasa

8 comentários:

Elô Bueno disse...

Os passarinhos são atentos e rápidos!!!
Quer dizer que tem de tudo aí agora? Que bom!!!

Elô Bueno disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
P. disse...

A munha mãe sempre gostou de goiabas. Eu preferia goiabada.
O meu marido foi a S. Tomé e comprou goiabas para a minha mãe.
Ao tempo que eu não via uma ao natural!

Fabiane Paulina disse...

Olá, estou passando pela 1ª vez aqui, adorei! Acho que moramos perto, qual a praia que moras? Eu sou de Xangri-lá. Parabéns, virei te ver mais vezes. Até logo. Fabiane.

Beti Copetti disse...

Oi meninas!!!
Elô, quanto mais frutas, mais passarinhos aparecem!
Paula, tem em Portugal? Descobri que a goiaba tem vitamina C e auxilia na redução do colesterol!!
Oi Fabiane, vizinhas, então? Moro na Marina.

Anônimo disse...

oi Fabiane,
solução que aprendi com meu sogro: amarrar saquinhos de filó (bem frouxos)nas goiabas, somente assim conseguimos comer goiabas e pinhas do sítio,espero que vc também consiga comer suas goiabas.um abr.

Flora Maria disse...

Oi, Beti:
Passei por experiência igual, pois no sítio em que moro a terra é pobre, mas depois de 15 anos (e pouco dinheiro para cuidarmos dela), já conseguimos alguma coisa, que tambem é dividida com pássaros e outros seres nativos. E eles tem mais direito do que nós, pois chegaram primeiro...
Beijo
Flora Maria

Rita Queiroz disse...

é tudo culpa dos sabias!!!

ehehehe!